Entenda como trabalhamos nossa metodologia aplicada com a Constelação Sistêmica
A Metodologia
A ferramenta Constelação Sistêmica foi desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger e apresenta as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos trazendo para a consciência os fatores que influenciam em nossa tomada de decisão, de forma a reverter os aspectos negativos que desequilibram nossa vida.
Conflitos são eventos que sempre acompanharam a vivência humana, ou seja, pessoas se relacionam e, naturalmente, surgem conflitos, seja na esfera familiar, pessoal, profissional, empresarial, dentre inúmeras outras. Heranças emocionais como perdas, brigas, doenças, separações traumáticas, relacionamentos, tragédias, dívidas, falências, entre outras, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução, não só pessoal, como, principalmente, profissional podendo gerar emaranhamentos no sistema familiar, causando dificuldades em seus membros, mesmo em gerações futuras.
A constelação sistêmica é mais que uma ferramenta, é uma filosofia que você deve praticar no seu dia a dia e que uma vez compreendida, pode auxiliar em diversas questões, através da qual identifica-se as leis sistêmicas, também conhecidas como Leis da Ordem ou Leis do Amor, segundo Hellinger:
A Constelação Sistêmica Empresarial e de Carreira se concentra nas dinâmicas e nos problemas que afetam as empresas e questões profissionais. Nesse contexto, agregando com a nossa experiência, é possível obter insights profundos e encontrar soluções para os desafios enfrentados tanto na carreira quanto na empresa, obtendo excelentes resultados.
A Constelação Empresarial surge como inovação, sendo uma ferramenta poderosa para trazer à tona questões subjacentes e padrões ocultos que podem estar afetando negativamente o desempenho profissional, o ambiente e os resultados do seu negócio. Além disso, pode auxiliar para decisão referente a carreira ou transição profissional, entre outros temas.

Alguns temas onde a Constelação Sistêmica pode ser aplicada:
Liderança:
Explorar questões relacionadas à estrutura de poder, liderança e tomada de decisões dentro da empresa. Identificar padrões de liderança e como eles impactam os membros da equipe, ou até dificuldade de liderar, impactando, por exemplo, o desenvolvimento de carreira.
Sucessão e continuidade:
Lidar com questões relacionadas à sucessão de liderança e à transferência de poder para a próxima geração de gestores ou proprietário ou identificar pontos individuais que impedem de receber promoções e/ou aumentos salariais.
Questões financeiras:
Explorar dinâmicas relacionadas às finanças da empresa ou pessoais, como endividamento, dificuldades financeiras ou padrões de gastos insustentáveis.
Relação com clientes, parceiros e fornecedores:
Investigar problemas dentro dessas relações que são importantes para a empresa e buscar maneiras de melhorá-las.
Ambiente Organizacional:
Relações entre o time, analisando as dinâmicas interpessoais, a comunicação e os conflitos entre os funcionários, seja da mesma área ou entre diferentes áreas, identificando possíveis tensões e bloqueios nas relações de trabalho e encontrar soluções para promover uma melhor colaboração.
Missão da empresa:
Verificar se a empresa está alinhada com seus propósitos declarados e como investigar os valores, crenças e normas compartilhadas dentro da empresa.
Identificação de problemas ocultos:
Descobrir questões ou fatores subjacentes que podem estar contribuindo para problemas visíveis na empresa ou na carreira.
Tomada de decisões estratégicas:
Explorar opções estratégicas e suas implicações para a empresa ou carreira, ajudando a tomar decisões apropriadas, tais como questões societárias, avaliação do recurso jurídico para Recuperação judicial, reestruturação interna ou contratação externa, além de, explorar possibilidades de escolha de uma profissão ou de transição de carreira.
Trabalhamos com dois tipos de atendimento
Atendimento Individual
Esse formato oferece uma experiência personalizada e confidencial. Neste formato, o cliente é atendido em sessão particular, permitindo uma análise mais profunda de questões pessoais, profissionais ou da própria empresa. Utilizamos objetos como âncoras de representação que facilitam a visualização das dinâmicas e possíveis bloqueios, proporcionando um ambiente seguro para explorar e resolver desafios específicos.
Atendimento em Grupo
Os participantes são convidados a representar papéis que auxiliam na visualização dos sistemas e relações. Este formato proporciona uma experiência mais coletiva, permitindo que os clientes se conectem com a perspectiva dos outros e aprendam com as vivências compartilhadas. As constelações em grupo trazem uma energia única que facilita insights profundos e transformadores, fortalecendo o entendimento das dinâmicas empresariais e relacionais.
A constelação sistêmica é mais que uma ferramenta, é uma filosofia que você deve praticar no seu dia a dia e que uma vez compreendida, pode auxiliar em diversas questões, através da qual identifica-se as seguintes leis sistêmicas:
Hierarquia
Esta Lei é a mais complexa em sua compreensão num ambiente empresarial e, na maioria das vezes, o principal fator de crise nas relações e, consequentemente no funcionamento, pois não se trata exclusivamente de respeitar a hierarquia do poder, mas sim, a quem chegou primeiro, ou a quem está a mais tempo na empresa.
Um bom exemplo é quando um gestor inicia numa nova empresa, respeitando e honrando aos que tem prioridade temporal, especialmente se ele é também mais novo em idade. É uma atitude paradoxal, sem dúvida, pois de um lado ele tem total poder de decidir, mas para não entrar em conflito com o movimento existente, recomenda-se ajustar a direção, buscando transformar limitações e resistências em parcerias e potências.
PERTENCIMENTO
Nesta Lei é evidente compreender que todos numa empresa tem o seu lugar, sendo ouvidos e nunca excluídos. Obviamente, este direito só é válido enquanto ele trabalha na empresa, ou seja, é um direito por um determinado período.
Exemplo quando uma pessoa por algum motivo saiu da empresa e foi substituída. Esta, por sua vez, precisa entender que o mesmo lugar só existe e faz sentido na relação com outros lugares e com as pessoas que os ocupam. Segundo Hellinger, o sucesso significa ampliar os limites. No caso, nas relações humanas, o sucesso significa ampliar nossos limites em conjunto com os outros, tratando-se, assim, da sobrevivência de muitos, da vida plena e do sucesso de todos, reforçando, assim, o ambiente de cooperação.
EQUILÍBRIO
Esta Lei nos apresenta a relevância do equilíbrio, na troca, onde cada pessoa oferece algo para a empresa e recebe algo de volta, numa troca constante que pode crescer permanentemente, e isso é válido para toda a organização, como em uma relação aos clientes, fornecedores etc.
Para as empresas, estas quando decidem afinar seus propósitos, valores e visão, compreendendo a quem servem, e quais necessidades estão atendendo com seus produtos, compreendem, acima de tudo, o funcionamento da ordem do dar e do receber. E essa é a base para se empreender com sucesso. O dar e o tomar que se perpetua.
Confira alguns vídeos sobre como nossa metodologia pode ser aplicada nas relações profissionais
O que é a constelação e quais as formas que ela pode ser realizada.
Áreas nas quais a constelação familiar pode ser aplicada.